Mudra Dharmachakra
Nosso logotipo representa o mudra Dharmachakra, que é mostrado na foto ao lado. Para realizar este mudra, unimos as pontas dos dedos polegar e indicador em ambas as mãos. Depois unimos as pontas dos quatro dedos, criando a forma um número 8 e posicionando-as em frente ao peito.
Uma outra variação deste mudra é mostrado na figura logo abaixo. Neste caso, as pontas do polegar e indicador da mão direita são unidas ao dedo médio da mão esquerda.
Dharmachakra, em sânscrito, significa roda da vida, que representa a lei das mudanças e alternâncias: nascimento e morte, dia e noite, ganho e perda, crescimento e decaimento, alegria e tristeza.
Este mudra simboliza os ensinamentos e o aprendizado. Através da sua prática, aprendemos a aceitar e a lidar com as mudanças da vida.
Uma mão voltada para fora e outra para dentro trazem equilíbrio entre o mundo interno, espiritual e o mundo externo, material, permitindo-nos entrar em contato com a unidade inerente ao mundo aparentemente dual.
Ele contribui para que o praticante possa perceber com clareza os ensinamentos de cada experiência vivida, pois desenvolve a intuição.
Fisicamente, este mudra expande o peito, facilita a respiração profunda e beneficia o coração e os pulmões.
Procure sentar-se de forma confortável com a respiração tranquila, posicionando as mãos em uma das duas variação deste mudra e experimente as mudanças internas que este mudra produz em você.
Miriam Regina Xavier de Barros
Bibliografia
1. G. Hirschi, "Mudras - Yoga in your hands", Ed. Weiser Books.
2. C. Carroll and R. Carroll, "Mudras of India", Ed. Singing Dragon.
3. S. Mesko, "Mudras que curam", Ed. Pensamento.